Vendas online em alta: 5 cuidados básicos para ter um e-commerce de sucesso

por Redação Beonly
2 de abril de 2021

Os números mostram que o comércio eletrônico está cada vez mais consolidado no Brasil. Em 2020, o e-commerce brasileiro expandiu para praticamente todas as regiões do país e alcançou seu melhor desempenho em vendas online desde 2007.

Ou seja, em 13 anos, nunca se vendeu tanto pela internet quanto no ano passado, conforme o levantamento da consultoria Ebit-Nielsen, que registrou um aumento de 41% nas vendas online em 2020 na comparação com 2019, representando um movimento de R$ 87,4 milhões.

Isso faz das plataformas de e-commerce não só uma oportunidade de negócio, mas também um investimento obrigatório para quem quer ingressar no mercado digital e para quem já está e quer crescer ou não perder a fatia que já lhe pertence – afinal, a concorrência ficou mais acirrada.

Pensando nisso, reunimos a seguir 5 cuidados básicos que devem ser observados numa operação de e-commerce e que podem fazer toda a diferença na relação com os clientes.

O que fazer para ter sucesso nas vendas online

Site para atender e não para frustrar as expectativas do visitante

Além de aspectos como ter o certificado de segurança (SSL) e apresentar um layout clean e uma navegação intuitiva e descomplicada, o e-commerce não pode abrir mão de uma hospedagem de qualidade. Isso porque um dos erros mais comuns é justamente optar por um plano de hospedagem “mais em conta”, mas que eventualmente pode não ser suficiente para suportar um aumento de acessos em datas como Natal e Black Friday, por exemplo. 

O ideal é optar por um plano mais flexível e que conte também com um suporte técnico eficiente para ajudar a resolver problemas, mas que também seja parceiro na apresentação de soluções que tornem o site mais eficiente.

Exemplo disso é a questão da velocidade de carregamento das páginas do e-commerce. É muito ruim o visitante entrar e esperar que as imagens dos produtos sejam exibidas rapidamente. A demora é o tipo de problema que espanta um possível cliente, reduz o tempo de permanência no site e prejudica o e-commerce no ranqueamento nas buscas do Google

Importante: o mesmo cuidado deve ser tomado quando o e-commerce opta por uma plataforma pronta de vendas online em que só é preciso customizá-la com sua marca e seus produtos. Busque referências e confira avaliações de outros usuários.

Marketing digital para marcar presença e atrair visitantes

Na construção do sucesso de um e-commerce o papel do marketing digital tem sido o de atrair visitantes para a plataforma de vendas promovendo a marca, sem esquecer de gerar engajamento- o contribui para uma maior presença digital da empresa entre os consumidores.

Neste sentido, é sempre recomendado que entre os ingredientes de uma estratégia de marketing digital frequência e constância nunca fiquem em segundo plano. Ou seja, o e-commerce não pode aparecer de vez em quando nas redes sociais e nas caixas de e-mail, por exemplo. 

Manter uma rotina nas ações de marketing digital, incluindo também inbound marketing, com produção de conteúdos especiais para blogs, ebooks, guias e infográficos, pode ser determinante para as vendas em datas especiais como Black Friday e até para o Dia do Consumidor.

Personalização para uma experiência de compra diferenciada

Como já destacamos, não é por acaso que a personalização é sempre destacada como uma estratégia essencial no sucesso de um e-commerce. O desempenho dos clientes Beonly é exemplo disso, atestando que oferecer uma experiência personalizada para o consumidor é uma ação necessária para criar uma relação diferenciada ao apresentar produtos e ofertas vinculadas aos seus desejos e interesses.

A personalização é o processo de customizar experiências de compra para um indivíduo, ou um perfil de indivíduos, com base em dados demográficos, sociais, histórico de compras, geolocalização, preferências de conteúdo e canais, entre outros. 

No caso do uso do Beonly, nossa solução entende essas informações e as combina para criar a melhor jornada de compra, mostrar os produtos certos e fazer a sua loja vender mais. Ou seja, aumentam as chances do e-commerce engajar, reter, vender ou fidelizar o visitante. E isso é feito com a apresentação da oferta certa para a pessoa certa.

É importante destacar ainda que a personalização, sempre compreendida como um processo, é parte de uma estratégia mais ampla e envolve outros aspectos na gestão de uma operação de e-commerce. 

Por exemplo, é necessário oferecer estímulos para que o visitante do site gere dados que possam municiar as ações de personalização. E isso se faz usando diferentes formatos de interação do e-commerce., definidos em parceria pelas áreas responsáveis pelo site e pela personalização. 

Pagamento seguro para gerar confiança

Uma das conclusões que podem ser tiradas a partir dos números do e-commerce no Brasil é que o consumidor perdeu o medo de fazer transações financeiras pela internet. Ou seja, há confiança em fornecer os dados do cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, a escolha do gateway de pagamento deve estar entre as prioridades nos sites de vendas online. Analise as opções e escolha a mais adequada, levando em conta os custos de implementação e manutenção, mas também a reputação da solução.

E não esqueça de oferecer sempre diferentes opções de pagamento (crédito à vista, crédito parcelado, débito e até PIX!). Isso pode ser um ponto decisivo no momento de fechamento do pedido.

Logística para finalizar a venda e encantar o cliente

Não descuide de nenhum aspecto relacionado à logística sob o risco de colocar a perder todo o processo de venda e cuidados citados acima. 

Lembre-se que a forma como o produto chega ao cliente pode ter consequências: ou ele se encanta e fideliza ou fica frustrado e nunca mais volta à loja. Neste sentido, aspectos como a qualidade do serviço de entrega, prazo e custos do frete devem ser avaliados frequentemente. 

Receber produtos danificados ou entregues fora do prazo prometido, especialmente quando envolvem datas como Natal e Dia das Mães, prejudicam a experiência de compra e geram avaliações negativas da loja tanto nas redes sociais quanto em sites como Reclame Aqui. 

Sobre os custos de entrega ao cliente, quanto menores, maiores as chances do pedido ser fechado. O mesmo levantamento da Ebit | Nielsen citado no início do post e que registrou o maior crescimento do e-commerce em 13 anos, apontou também que o frete grátis estimulou 43% das vendas totais realizadas no comércio eletrônico brasileiro em 2020 – um ótimo motivo para você pensar no assunto…

Gostou das dicas? Inspire-se no desempenho do mercado e conte com o Beonly para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. 


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