Primeiro trimestre de 2022 do e-commerce registra crescimento de 12,6%

por Redação Beonly
16 de maio de 2022

O primeiro trimestre de 2022 foi de alta para o e-commerce brasileiro. É o que aponta um levantamento da consultoria Neotrust, divulgado no último dia 13 de maio.

De acordo com os números, na comparação com os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, o crescimento do setor foi de 12,6%, representando um faturamento total de R$ 39,6 bilhões. Já o número de pedidos também aumentou nos primeiros três meses de 2022. A alta foi de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

Categorias campeãs nas vendas online

O levantamento da Neotrust apontou as categorias que mais faturaram no primeiro trimestre de 2022 telefonia; eletrodomésticos; eletrônicos; moda e acessórios; e informática.

A consultoria destaca que os segmentos de eletrodomésticos e de moda e acessórios registraram as maiores taxas de crescimento no período, com crescimento de 25,8% e 25,5%, respectivamente.

Já os segmentos telefonia e informática, mesmo estando em os que mais faturaram, na comparação com o primeiro trimestre de 2021, apresentaram queda no faturamento de 0,6% e 20,3%, respectivamente.

A Neotrust listou também as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março deste ano: moda e acessórios; beleza e perfumaria; alimentos e bebidas; saúde; e utilidades domésticas.

O crescimento maior, neste caso, foi do setor de alimentos e bebidas com 73,4% de alta, seguido pelo de saúde que avança registrou aumento de 38,1% nos pedidos online.

E o segundo trimestre de 2022?

Enquanto o primeiro trimestre de 2022 foi de alta, a expectativa para os números totalizados de abril, maio e junho é positiva, levando em conta que datas quentes do calendário de vendas do varejo online como Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados ocorrem nesse período.

Uma pesquisa da NielsenIQ Ebit indica que a intenção de compra online no segundo trimestre do ano é maior desde 2018. A projeção aponta de 91,7% dos consumidores comprar em e-commerce, 1,7% a mais em relação ao primeiro trimestre do ano.

De acordo com o levantamento, os segmentos que devem ser destaque no segundo trimestre são cosméticos e perfumaria (35,6% da intenção de compra) e o de moda e acessórios (35,5%), seguida por casa e decoração (33,9%), alimentos e bebidas (32,9%), e saúde (25,1%).

“Olhando para todos os dados, crescimentos entre o segundo e primeiro trimestre deste ano e na comparação com o mesmo período do ano anterior, estamos vendo um cenário positivo para os próximos meses no e-commerce”

(Marcelo Osanai, head de e-commerce da NielsenIQ Ebit)

A pesquisa, realizada entre março e abril, foi feita com 6.392 consumidores que efetuaram compras no e-commerce.

Baixe o Calendário de Sucesso do E-commerce

Quer vender mais nas datas quentes do varejo? Então, você precisa conferir a versão atualizada com novas dicas de planejamento de marketing e vendas do Calendário de Sucesso do E-commerce, uma publicação produzida pelo Beonly para sua loja incrementar os resultados em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e outras.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual

teste