O que atrapalha a conversão de visitas em vendas no e-commerce? Veja os principais erros!

por Redação Beonly
8 de julho de 2021

A conversão de visitas em vendas é o grande desafio de quem gerencia um e-commerce e fica mais difícil de ser superado quando uma série de atitudes deixam de ser tomadas. Ou seja, não basta o esforço de atrair visitantes para a loja, seja por busca orgânica, seja por busca patrocinada (Google Ads, Facebook Ads…).

É preciso agir também quando a visita chega ao site de vendas. Esse “esquecimento” é uma das causas para erros que atrapalham a conversão de visitas em vendas no e-commerce, espantando o potencial cliente e impactando no faturamento da loja.

Há questões relacionadas à concepção do negócio, como trabalhar com um mix de produtos atraente, atender um nicho de mercado, oferecer diferentes formas de pagamento e ter uma política de frete flexível. Mas há questões técnicas e de estratégia que não podem ser deixadas de lado.

Pensando nisso, listamos a seguir alguns dos principais erros cometidos e que devem ser evitados em prol da melhor experiência de compras e da própria gestão estratégica do negócio.

🚫 Não analisar com frequência o desempenho do site

Todo site deve ser alvo frequente de avaliação. O mau funcionamento é uma das causas para que um visitante vá embora bem antes de colocar os produtos no carrinho. Por isso, deve-se avaliar itens como a velocidade do site, especialmente no que se refere à exibição de imagens de produtos, por exemplo. O tempo de carregamento pode ser o fiel da balança na escolha entre a sua loja e a do concorrente.

🚫 Não investir em usabilidade e navegabilidade do site

O melhor vendedor de um e-commerce é o próprio site. Ou seja, o visitante precisa de um atendimento nota 10 e isso, na internet, significa acessar um canal de vendas organizado e com todos os itens e informações facilmente localizados.

Ele quer um site fácil de usar e intuitivo. Diferente de um site confuso, sem uma navegação clara e onde perde-se tempo procurando onde clicar. Isso vale para todos os processos do e-commerce, da busca por produtos até o fechamento do pedido, passando pela escolha da forma de pagamento e da definição do frete.

🚫 Não valorizar as visitas ao site

Cada visita ao site deve ser tratada como uma oportunidade. Por isso, deve-se valorizar cada novo acesso no sentido de proporcionar a melhor experiência possível para abrir caminho para a venda.

Isso se faz oferecendo conteúdo de qualidade e principalmente diferentes opções de interação com objetivo de ajudar o visitante na jornada de compra, mas também para aumentar seu tempo de permanência no e-commerce, conhecer melhor seus hábitos de navegação e, claro, apresentar mais opções para “encher o carrinho”.

🚫 Não avaliar dados de acesso para criar novas estratégias

Nenhum e-commerce funciona no automático. É preciso uma gestão estratégica por trás da tecnologia adotada na plataforma e nas soluções utilizadas. Isso obriga o gestor a ter o hábito de analisar os dados de acesso do site para conferir quais os departamentos e produtos somam mais cliques.

Isso serve de indicador daquilo que é o mais procurado pelos clientes, mas que pode não ser o produto mais vendido, por exemplo. A informação leva a uma investigação para saber o motivo e a busca por uma possível correção.

🚫 Não investir em conteúdo de qualidade na descrição dos produtos

A falta de conteúdo de qualidade, principalmente na descrição de produtos, é um dos erros que muitas lojas costumam cometer. Nenhum visitante sente-se à vontade para comprar um produto sem uma descrição detalhada.

É um erro – e dos grandes – mostrar apenas o nome do produto e não oferecer características e notas técnicas do produto. Também devem ser observadas a qualidade das fotos e a exibição de avaliações de clientes, outros dois fatores que ajudam na conversão da visita em venda.

🚫 Não investir na personalização para direcionar a exibição de produtos e ofertas

A personalização já se mostrou uma estratégia eficiente para a conversão de visitas em vendas, como atestam os cases de sucesso de lojas virtuais que usam a solução do Beonly. Por isso, em tempos de grande concorrência no e-commerce, é um erro não oferecer uma experiência personalizada. 

Na verdade, é uma medida essencial para cativar o visitante criando uma relação diferenciada baseada na apresentação de produtos e ofertas vinculadas aos seus desejos e interesses. São criadas vitrines e utilizados gatilhos mentais a partir de dados como perfil demográfico/social, histórico de compras, geolocalização e preferências de conteúdo e canais.

Enfrente os desafios do e-commerce com a solução de personalização do Beonly.

teste