E-commerce segue em ritmo de crescimento no Brasil

por Redação Beonly
9 de dezembro de 2021

O avanço na vacinação tem reduzido os casos de Covid-19 e favorecido o retorno das atividades do varejo físico com maior flexibilidade e menores restrições em comparação ao início da pandemia.

Neste cenário, era de se esperar que o e-commerce perdesse fôlego após o crescimento alcançado em 2020 quando a compra online expandiu com as medidas de distanciamento social e conquistou novos consumidores. Mas não é o que está acontecendo.

O e-commerce segue em crescimento no Brasil. É o que aponta o levantamento Costumer Insights 2021, da Kantar, empresa líder em pesquisas e insights.

Entre os dados, o estudo indica que o comércio eletrônico vem atraindo diferentes perfis de consumidores. Mas os mais jovens (até 29 anos) e de classes A e B são os que mais têm contribuído para a manutenção do varejo online em alta.

Da mesma forma, o Costumer Insights 2021 também ressaltou a importância das promoções, como a Black Friday, para o sucesso das lojas virtuais. Especialmente no terceiro trimestre do ano, as campanhas promocionais, aplicadas de modo mais agressivo pelo e-commerce, representaram um aumento de 10% do setor na comparação com o segundo semestre.

Os segmentos de Higiene e Beleza, Commodities e Mercearia doce foram as mais procuradas pelos consumidores online no terceiro trimestre do ano, alcançando, respectivamente, 4,7%, 2,9% e 2.9% de penetração.

Crescimento com diferentes plataformas

Outro insight do estudo da Kantar indica que o crescimento do e-commerce se dá por diferentes plataformas. Os canais nativos (ou e-commerce purê), por exemplo, é onde os consumidores mais jovens mais compra. O estudo identificou que esse é o acesso que se mantém estável e de maior crescimento nos últimos seis meses.

O Costumer Insights 2021 destaca ainda as opções de lojas online que também estão em ambientes físicos (os chamados canais Non Pure) e os aplicativos de entrega. Ambos, de acordo com o estudo, conquistaram mais penetração no varejo nos últimos três meses.

Por fim, o estudo aponta que as vendas por recuperaram compradores e retornaram a patamares semelhantes aos do final de 2020, principalmente entre os consumidores acima de 50 anos.

Beonly, a solução de Personalização do seu e-commerce!

Ficou interessado no assunto? Que tal entender qual o estágio atual do seu e-commerce em termos de Personalização? Explicamos tudo nesse post especial (Onde sua loja está e onde pode chegar com a ajuda da Personalização).

E saiba que, para os clientes Beonly, mais do que uma tendência em expansão, a personalização no e-commerce já é uma realidade. E que pode ser comprovada na prática com aumento na taxa de conversão, maior tempo médio de permanência no site, queda na taxa de abandono de carrinho e aumento no ROI (Retorno sobre Investimento), entre outros indicadores.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual

teste