Como o cliente chega até sua loja virtual?

por Redação Beonly
28 de julho de 2021

Uma pesquisa que os sites de buscas são as principais fontes de acesso usada pelos consumidores para chegar nas lojas virtuais. No total, 59,67% das visitas dos 50 maiores e-commerce do Brasil vem de plataformas como o Google.

O levantamento é da agência Inroots e ainda que as outras formas de acessam ficam bem atrás e apenas o tráfego direto, quando o endereço da loja é digitado no navegador gerou um percentual de acessos acima dos dois dígitos (31,04%). Os demais ficaram abaixo dos 5%:

– Display: 3,28%;

– Rede social: 2,52%;

– Tráfego de referência – referral: 2,12%;

– E-mail: 1,29%.

Os dados refletem não só o comportamento do consumidor brasileiro, mas também apontam dois caminhos para os e-commerce.

1 – Nunca foi tão importante trabalhar com uma estratégia de otimização para os sites de busca (SEO) quanto agora, quando o varejo online atrai cada vez mais clientes. O SEO é um diferencial competitivo, como já destacado no blog do Beonly, e loja virtual que não investe em nisso fica para trás, literalmente!

2 – É preciso estar pronto para quando os visitantes chegaram à loja depois de pesquisar no Google ou em outro site de busca. O esforço e os investimentos em SEO serão em vão se a visita for rápida demais e deixar o visitante frustrado por não encontrar o que procurou ou se deparar com uma loja virtual nada intuitiva e confiável. Por isso…

Prepare a loja para as visitas

Confira 5 dicas para recepcionar o visitante que chega na loja virtual pelos sites de buscas.

1 – Cuide para que o visitante permaneça o maior tempo possível navegando pelo site. Dê opções para que ele conheça vitrines, departamentos e ofertas atraentes que faça valer o clique.

2 – Por falar em clique, não esqueça de criar peças para interação, como banners, pop-ups e landing page que ajudam também a construir o histórico de navegação e que possam ajudar na concepção da estratégia de personalização.

3 – Não tem uma estratégia de personalização? E se precisa de uma motivação, que tal conhecer alguns dos nossos cases de sucesso?

4 – Analise os dados de acesso e vendas do site para ter um parâmetro sobre os resultados que vem obtendo e o que precisa melhorar. Veja nosso checklist do e-commerce de sucesso e verifique, por exemplo, passo a passo da jornada de compra, da página do produto até o gateway de pagamento.

5 – Também no sentido de observar e melhorar a experiência do consumidor, veja quais os erros mais comuns na conversão da visita em venda e de que forma pode evitá-los ou corrigi-los, caso sua loja os esteja cometendo.

Bônus

Uma dica extra é não descuidar do SEO do e-commerce. Mesmo que esteja atraindo muitos visitantes via busca em sites como o Google, é importante estar sempre atendo para ajustes na otimização do site e dos conteúdos. Mantenha o hábito de pesquisar com frequência palavras-chave que mais geram acessos para sua loja, observando também o posicionamento dos seus principais concorrentes.

Experimente o BEONLY na sua loja virtual

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