E-commerce de vinhos: mercado em expansão e perspectivas positivas para o futuro

por Redação Beonly
30 de junho de 2022

O vinho caiu no gosto do brasileiro. De acordo com levantamento da consultoria Ideal Consulting, na pandemia houve um salto no consumo, de 383 milhões de litros consumidos em 2019 no país para 501,1 milhões de litros em 2020. No ano passado, houve uma perda de 2%, mas ainda assim, os 489,4 milhões confirmam a tendência de alta no consumo.

E mais:

– De acordo com outra pesquisa, da IWRS Drinks, o consumo de vinho no Brasil cresceu 28% enquanto o mercado mundial registrou retração de 6,5%.

– Em 2010, conforme dados da Wine Intelligence, 22 milhões de brasileiros disseram que bebiam vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020, o número quase dobrou, chegando a 39 milhões.

– A procura por vinhos de rótulos finos cresceu em 2021, alcançando a marca de 217 milhões de litros, enquanto os chamados vinhos de mesa totalizaram 205 milhões de litros, segundo a União Brasileira de Vitivinicultura.

A expansão no consumo tem relação direta com a maior oferta do produto em plataformas de e-commerce, via lojas, marketplaces, clubes de assinantes e também das próprias vinícolas. Como ocorre com outros segmentos da economia, a necessidade gerada pelos reflexos da pandemia, levou muitos negócios para o e-commerce e o que para muitos era uma medida emergencial tornou-se um canal de vendas permanente e relevante.

As vendas de vinho pela internet

Os números ajudam a entender qual a importância da loja virtual para o mercado de vinhos.

Segundo a Wine Intelligence, o Brasil conta com mais de 8 milhões de consumidores online de vinhos. Desse total, 1,7 milhão fazem compras regulares pela internet. Neste cenário, o setor registrou um aumento de 40% nas vendas online no último ano.

Ainda de acordo com a consultoria, o perfil do consumidor que compra vinhos pela internet é jovem, consome o produto regularmente, tem disposição e interesse por novidades, possui renda elevada, além de buscar informações antes de efetuar o pedido em sites especializados.

E além de comprar mais, o consumidor de vinho também está gastando mais. Conforme levantou a Wine Intelligence, o ticket médio está na casa dos R$ 310,70.

A expansão das vendas de vinho pela internet também contribui para o crescimento do setor de Alimentos e Bebidas como um todo, que em 2021 cresceu 107% como apontam os dados da pesquisa Webshoppers.

Tendências e perspectivas no e-commerce de vinhos

Para quem já atua no segmento e pretende expandir suas vendas online de vinhos, a boa notícia é que o mercado no Brasil continua aquecido e com espaço para crescer. Conforme a Wine Intelligence, o vinho representa apenas 3,4% das bebidas alcoólicas consumidas no país (o consumo de cerveja é de 61%.).

Além de oferecer tudo o que uma loja virtual precisa para ser eficiente para converter visitas em vendas, o desafio maior do e-commerce está em conquistar e fidelizar um cliente que chega muito bem informado sobre o que deseja adquirir. Neste contexto, vale para o mercado de vinhos o que vale para os demais setores que investem no varejo online: é preciso oferecer uma experiência personalizada para o cliente.

Uma pesquisa da Accenture deixou essa necessidade muito evidente: 91% dos consumidores ouvidos pela consultora afirmaram que estão mais dispostos a comprar de marcas/lojas que reconhecem e recordam suas preferências. E a partir disso, apresentar ofertas personalizadas baseadas, por exemplo, no histórico de navegação e de buscas dentro do e-commerce.

Para isso, é primordial identificar o estágio de personalização da loja e adotar uma solução como o Beonly para aprender mais sobre os visitantes e assim estabelecer a melhor estratégia para impactar o consumidor de vinho e impulsionar as vendas com ações como vitrines e banners customizados.

Por fim, tomando como exemplo a Wine e a Evino.com, duas das maiores empresas do setor do Brasil, a operação digital tende a funcionar de modo integrado com as lojas físicas. Recentemente, tanto Wine quanto Evino.com fizeram investimentos neste sentido, consolidando o chamado modelo “phygital”, contribuindo para uma jornada de compra que dá maiores possibilidades de escolha para o consumidor adquirir o vinho de sua preferência. Depois, é só degustar as boas vendas…

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